22 de fev. de 2008

JORNAL DE CANELA - RAINHA DO LAR






Estréia hoje, 22, dentro da programação do Porto Verão Alegre, “Rainha do Lar”, da Cia Halarde de Teatro, com direção de Paulo Guerra, interpretação de Lucia Bendati e texto de Lisiane Berti.O texto de Lisiane, escrito em 2002, traz um olhar curioso e divertido sobre o universo de uma Rainha do Lar, onde acompanhamos as reflexões desta mãe, esposa, dona de casa e mulher. As perdas e ganhos dedicando-se somente ao lar. Neste mergulho na alma feminina, encontramos uma mulher guerreira, esclarecida, sonhadora e dedicada.O espetáculo será apresentado na Sala Carlos Carvalho, de 22 a 24 de fevereiro, sempre às 21h.A Cia Halarde de Teatro, depois de ficar 5 anos com o espetáculo “Dona Gorda” (também de Lisiane Berti), aposta novamente na mesma autora, mesma atriz e mesma direção.Só em 2008, Lisiane já participou com três textos em Porto Alegre: “Dona Gorda”, “NÓS” e “Rainha do Lar”. Agora ela prepara-se para um novo monólogo, “A Encalhada”, onde não só é a autora como a atriz, previsto para estrear em abril de 2008.

http://www.jornaldecanela.com.br/edicao/1246/cadernodois

15 de fev. de 2008

PORTO VERÃO 2008

Qual é a importância do corpo ideal?
(Melissa Osterlund)
Tema atualíssimo, polêmico e atemporal: são essas as principais características do espetáculo “Dona Gorda”. Com direção de Paulo Guerra, texto de Lisiane Berti e Marcelo Vázquez e magistral atuação de Lúcia Bendati, o monólogo, que estreou em Fevereiro de 2003, conta a história de Cláudia, uma mulher solteira em busca do amor e do corpo ideal. Como o nome do espetáculo já sugere, a personagem vive o drama de estar fora dos padrões de beleza – acima do peso –, não conseguindo usar roupas que, segundo ela, serviam uma semana atrás. Ao começar a se preparar para o casamento da melhor amiga, Cláudia trava mais uma luta contra as balanças (sim, ela utiliza diversas, dando um tom de humor ao misticismo que demonstra quanto à eficiência delas), fato que aumenta sua angústia. Entre “pulsações” de seu estômago – que, constantemente, “pede” comida – e lembranças amargas do namorado que a deixou, Cláudia, conforme o dia passa, tenta vencer a barreira que exclui “gordinhas” como ela da sociedade, considerando que deve ser “ela mesma”, sem preocupar-se com a opinião alheia. Mas é só retornar a vontade de comer que ela entra em desespero novamente e “ataca” a geladeira. “Dona Gorda suscita muita identificação com a platéia, pois somos uma legião de insatisfeitos. Vivemos em um sistema bombardeado por padrões, de todos os tipos, e quem foge a eles tem que aprender a lidar com esta ‘inadequação’. Uns sofrem mais; outros, menos”, diz Lúcia Bendati. O final da peça é feliz, reafirmando que, apesar de a maioria das pessoas ter preconceito contra indivíduos acima do peso – mesmo que quase inconsciente –, sempre haverá alguém que enxerga o real valor do outro, visto que o essencial é ter bom caráter e bom coração. A atriz, que comemora o sucesso da temporada de “Dona Gorda” no Porto Verão Alegre 2008, estreará no próximo dia 22 “Rainha do Lar”, outro monólogo também dirigido por Paulo Guerra, na programação do Porto Verão.

2 de fev. de 2008

RAINHA DO LAR - ( EM CARTAZ !!!! )



Mais um dia começa! Um dia como tantos outros na vida desta dona de casa. Como tantos outros? Não. É o seu aniversário.Em meio a telefonemas de amigas e vizinhas ela segue sua rotina de afazeres domésticos, refletindo e ponderando sobre sua condição: mãe, esposa, sexo frágil, enfim, mulher. Inúmeros papéis que ela exerce diariamente por opção e com prazer.Este é o enredo de “Rainha do Lar”, um dos mais recentes textos de Lisiane Berti , com a interpretação solo da premiada atriz Lúcia Bendati e direção/produção de Paulo Guerra, ou seja, a mesma equipe do sucesso “Dona Gorda”.Outro destaque desta produção é a participação especial em off do ator Zé Victor Castiel e das atrizes Sandra Dani e Ida Celina.Com trilha sonora de Jean Presser e Álvaro Rosacosta, coreografia de Saionara Sosa, a atriz canta e dança nesta comédia que conta ainda com a cenografia e figurinos de Cláudio Benevenga e iluminação de Anílton Souza.