23 de out. de 2010

“DOIS DE PAUS”

A Cia Halarde de Teatro, em comemoração aos seus vinte anos de realizações iniciou os trabalhos para a montagem do premiado espetáculo adulto “DOIS DE PAUS” do dramaturgo Arthur Tadeu Curado, no elenco Dionatan Rosa e Guilherme Ferrêra com direção de Paulo Guerra. A produção tem estréia prevista para o primeiro semestre de 2011.

SINOPSE

“Dois de Paus” é uma comédia romântica contemporânea, escrita de forma não linear, que conta a história de dois homens urbanos e afogados em seus deveres profissionais: Júlio é publicitário e Alex, fisioterapeuta. Os dois moram juntos, têm bom relacionamento com a família , com os amigos, são divertidos, bem-sucedidos , inteligentes e estão apaixonados um pelo outro.

Suas vidas são transformadas depois de um contato casual via internet, da decisão de morarem juntos e pelos conflitos do dia-a-dia do casal até o desfecho dois anos depois. É como um pot-pourri dos melhores e piores momentos desta intensa história de amor.

O texto desmistifica conceitos ultrapassados relativos à homossexualidade. O objetivo não é fazer uma apologia, mas tratar o tema com todo o cuidado que merece, fugindo das caricaturas e estereótipos. O espectador tem a chance de ver o desenvolvimento de uma relação comum, onde o que está em discussão não é o fato de serem gays, mas sim os conflitos presentes em qualquer relacionamento amoroso. O casamento gay, a adoção de crianças, a maior liberdade de expressão e demonstração pública de afeto são alguns dos temas abordados na peça apresentando um retrato mais verossímil de uma relação homoafetiva.

HISTÓRICO

A peça estreou em maio de 2005, no circuito underground de Brasília e conquistou, em sua primeira temporada, grande êxito de público e crítica. Após cumprir temporada de um mês no Teatro Dulcina, seguiu para outros teatros da Capital. Em 2006 consagrou-se como único selecionado de Brasília no projeto Palco Giratório Brasil / SESC, que proporcionou uma longa turnê pelo país – a peça foi apresentada em 50 cidades, em 24 estados do Brasil. Em 2007, a peça, em configuração original, cumpriu nova temporada em Brasília, desta vez no Teatro Goldoni. Em 2009, uma nova montagem da peça estreou em Brasília e atualmente há duas montagens em cartaz, uma no Rio de Janeiro e outra em Minas Gerais.

Na montagem local destaca-se também a qualificada equipe técnica composta por Cláudio Benevenga (Cenografia e Figurinos), Anílton Souza (Iluminação), Jean Presser (Trilha Sonora Original), Sandro Ka (Design) , entre outros doze profissionais.

Nenhum comentário: